segunda-feira, 4 de abril de 2011

Quando Nietzsche Chorou - Dica de Filme

Essa é história fictícia sobre um encontro entre o filósofo Nietzsche e o médico Breuer, professor de Freud.


Nietzsche apresenta tendências suicidas e ainda não era conhecido (ano provável 1882, quando ainda não tinha escrito “Assim Falou Zaratustra”). Dizia que era um filósofo póstumo e que seus alunos ainda não haviam nascido.
Breuer estava passando por uma crise por ter se envolvido com uma de suas pacientes.
Lou, única paixão da vida de Nietzsche, procura Breuer para que ele trate do famoso filósofo através de sua nova e controversa técnica de terapia através da fala, sem que Niet se de conta que está passando por uma sessão de terapia.
Para convencer Nietzsche a permanecer em Viena, Breuer inventa uma tática engenhosa: diz que vai tratar a parte física de Nietzsche, que sofria de enxaquecas terríveis, enquanto este o ajuda a entender seus próprios problemas através da filosofia. Ambos os homens passam, então, a encontrar-se todos os dias e suas vidas mudam bruscamente.
Este é um conto fictício, embora trabalhe com personagens reais.
Para aqueles que não conhecem Nietzsche, aconselho que leiam suas obras. Mas, como afirma Niet no prólogo do livro O Anticristo: “Este livro é para os espíritos livres, pois só estes o compreenderão”. Se tiver a "mente fechada" ou for um beato em termos de religião... fique longe do Niet xD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário