terça-feira, 5 de abril de 2011

Livros Março/2011

Título: Marked (Marcada – ptBr)
Autoras: P.C. Cast & Kristin Cast
Ano: 2009
Número de Páginas: 328
Primeiro livro da série “The House of Night”. A protagonista do romance, Zoey, foi marcada como vampira e deve se afastar de seus amigos e de tudo aquilo que fazia parte de sua vida. Ela irá se transformar em vampira, um processo difícil que pode tirar sua vida, caso não consiga suportar esse período de transformação. Zoey precisa ir para a “Morada da Noite” ou poderá morrer. Lá ela irá terminar sua transformação e aprender tudo o que os vampiros já transformados sabem.

Título: O Alienista
Autor: Machado de Assis
Ano: 1882
Número de Páginas: 88
A fábula do doutor Simão Bacamarte, que funda um hospício, a Casa Verde, em Itaguaí e abastece-o de cobaias humanas para as suas pesquisas. Passa a internar todas as pessoas da cidade que ele julgue loucas (a cidade inteira). Analisando bem, Bacamarte percebe que ele é o único sadio e reto. Por isso ele se interna no casarão, onde morre dezessete meses depois. Apesar do boato de que ele seria o único louco de Itaguaí, recebeu honras póstumas.

Título: The Witching Hour (A Hora da Bruxa, Parte 1 – ptBr)
Autora: Anne Rice
Ano: 1994
Número de Páginas: 490
A Hora das Bruxas narra a saga de uma família que em quatro séculos vive entre feitiçaria e forças ocultas. A família Mayfair cresceu e prosperou dedicando-se à magia negra. Entre os Mayfair, convive-se pacificamente com o incesto (união sexual ilícita entre parentes consangüíneos), os assassinatos e com o espírito meio divindade celta, meio demônio, chamado Lasher.
Esse romance faz parte da série “Bruxas Mayfair”. A Hora das Bruxas é dividida em duas partes, nessa primeira você conhecerá vários personagens, “vários mesmo”, suas histórias e como eles se encaixam na trama. O livro termina com Michael concluindo a leitura dos documentos que relatam a história da família Mayfair, fornecidos pelo membro da Talamasca chamado Aaron Lighter, e com Rowan voltando para sua cidade natal, mesmo contra a vontade de sua falecida mãe adotiva.
A parte boa ficou para o segundo livro mesmo. Onde Rowan tomará posse da casa, da “esmeralda” e do legado Mayfair. E de quebra, leva também Lasher e sua maldição. Caberá a ela decidir-se entre o amor de Michael e a sedução desse ser poderoso que quer ficar nesse mundo para sempre.
Li esse livro porque estava querendo conhecer outras obras da autora, só conhecia as crônicas vampirescas, mas já antecipo que além do livro ser extenso, ter letras miúdas e as páginas serem grandes, a leitura é bem pesada pelo fato de ser um romance muito, “mais muito” rico em detalhes. É preciso, além de gostar da maneira que Rice escreve, ter muita força de vontade para chegar até o fim. Eu já era fã dela, curti muito esse romance e não vejo a hora de ver o desfecho dessa trama.

Título: Mostly Harmless (Praticamente Inofensiva – ptBr)
Autor: Douglas Adams
Ano: 1991   
Número de Páginas: 208
Quinto livro da série O Guia do Mochileiro das Galáxias.
Depois de muitos anos, Arthur, Tricia e Ford se reencontram. Mas o que deveria ser uma festejada reunião de velhos amigos se transforma numa terrível confusão que põe em risco a vida de todos.
É um livro “bacana”. Como eu já tinha lido os outros, não deixaria de ler esse embora ele tenha sido o mais fraco da série.
Estou ansioso para ver a continuação que infelizmente não foi escrito por Adams que morreu em 11 de março de 2001. O autor do sexto livro da série, intitulado “E outra coisa...”, é Eoin Colfer, escritor da série “Artemis Fowl”. Abaixo temos a imagem da capa do livro.


O livro foi lançado em 12 de outubro de 2009 no Reino Unido e nos Estados Unidos. Não chegou no Brasil ainda e não consegui encontrar o eBook. O jeito será esperar mesmo xD. De acordo com o Wikipedia, o lançamento foi recebido com ceticismo pelos fãs da série, mas a obra agradou a crítica. Alguns comentários da crítica: “a melhor imitação literária póstuma que já li” e “uma adaptação perfeitamente calculada”.

Título: As Valkirias
Autor: Paulo Coelho
Ano: 1992
Número de Páginas: 239
História da busca pelo Anjo da Guarda no deserto através da arte de comunicação espiritual chamada canalização. O livro é baseado nas experiências do autor.
Sinceramente, o livro não me agradou.

Título: Opúsculo
Autor: The Harvard Lampoon
Ano: 2010
Numero de Paginas: 144
RECOMENDO
Opúsculo é uma paródia do Crepúsculo, de Stephenie Meyer. É um conto tumultuado sobre uma garota obcecada por vampiros, que busca o amor em todos os lugares errados.
Comprei o livro só por comprar mesmo e achei ele muito bacana mesmo, a protagonista é muito “tapada”, existem vários momentos que você chora de rir.

Título: The Mysterious Affair at Styles (O Misterioso Caso de Styles – ptBr)
Autor: Agatha Christie
Ano: 1920
Número de Páginas: 238
RECOMENDO
A rica proprietária da mansão Styles é encontrada morta em sua cama, aparentemente vítima de um ataque cardíaco. Mas, o médico levanta uma suspeita: assassinato por envenenamento.
Para solucionar o crime entra em ação o detetive belga Hercule Poirot e seu fiel amigo capitão Arthur Hastings.
O Misterioso Caso de Styles foi o primeiro romance escrito pela autora Agatha Christie. Nele ela criou Hercules Poirot, o pequeno detetive belga que mais tarde se tornaria o personagem de crimes de ficção mais popular depois de Sherlock Holmes.
Essa é a segunda vez que leio esse livro, a primeira vez foi a mais ou menos quinze anos atrás. Foi através dos romances de Christie que comecei a criar gosto pela leitura. Já li uns dez romances dos mais de oitenta livros que ela publicou. Tentarei fazer um “post” sobre ela mais pra frente.

Título: Der Antichrist (O Anticristo – ptBr)
Autor: Friedrich Nietzsche
Ano: 1895
Número de Páginas: 128
O livro é considerado uma das mais ácidas críticas de Nietzsche ao cristianismo. Der Antichrist, pode significar tanto “O Anticristo” quanto “O Anti-cristão”. O autor não baseou sua obra na figura bíblica do Anticristo.
Nietzsche focou sua crítica no cristianismo. Ele faz diversas menções bíblicas e históricas evidenciando a deturpação provocada por Paulo de Tarso e, mais tarde, pelo catolicismo.
Ele afirma no prólogo: “Este livro é para os espíritos livres, pois só estes o compreenderão”.
Prefiro ficar apenas na descrição do livro, como todos dizem: “Não devemos discutir futebol e religião”. Converso sobre esses assuntos apenas com pessoas de mente aberta e fecho minha boca diante de beatos, pois religião é algo que não adianta você expor suas idéias, se as mesmas não forem 100% idênticas as da pessoa (beato) que você está conversando. Por quê? Por terem a cabeça fechada, se você dizer algo que não bata com suas idéias sempre o desfecho da conversa, não chega nem ser um desfecho (apenas eles podem argumentar), termina em um clima ruim, muitas vezes com discussões e brigas.

2 comentários:

  1. Eu acho que As Valkírias de Paulo Coelho é muito bom e interessante. E suas obras sempre acabam com um ensinamento de vida!

    ResponderExcluir