sexta-feira, 4 de março de 2011

Livros Fevereiro/2011

Título: Queen of the Damned (A Rainha dos Condenados – ptBr)
Autora: Anne Rice
Ano: 1988
Número de Páginas: 586
RECOMENDO
Terceiro livro da série Crônicas Vampirescas de Anne Rice. Continuando diretamente do final de “O Vampiro Lestat”, narra a origem dos vampiros, a transformação de Akasha e a Lenda das Gêmeas Maharet e Mekare.
Assim como o primeiro livro da série intitulado “Entrevista com o Vampiro”, é a segunda vez que leio “A Rainha dos Condenados”. Li ambos, quando estava no colegial, uns dez anos atrás mais ou menos. Naquela época eu tinha apenas os dois, terminei o primeiro e mesmo não tendo o segundo livro da série resolvi encarar o terceiro, fiquei um pouco perdido na narração, mas valeu a pena. Naquele tempo os livros eram muito caros e para ajudar eu só estudava e não ganhava mesada xD. São livros com uma gama gigantesca de detalhes, após concluir a leitura você fica com vontade de reler os anteriores ou até mesmo o próprio livro que acabou de ler.
Esse livro teve uma adaptação para as telas superficial que foi um desastre cinematográfico.
Livro e filme, duas linguagens artísticas completamente diferentes, os roteiristas ignoraram as tramas paralelas e deram o foco na caprichosa Akasha deixando assim a história superficial e cheia de falhas, inclusive o próprio desenvolvimento da personagem Akasha. Por conseqüência, personagens extraordinários foram reduzidos a participações mínimas que, por vezes, chegaram a ser ridículas, como o caso de Marius e de Maharet, sem falar na situação a que ficaram reduzidos aqueles personagens que aparecem quase mudos e desaparecem calados.
A personalidade de Lestat, tão brilhantemente encenada por Tom Cruise em Entrevista com o Vampiro, na pele de Stuart Twonsend ficou reduzida a uma teatralidade forçada e vazia, cheia de caras e bocas. Nem de longe lembra o filho de senhor feudal, de modos franceses e personalidade irriquieta idealizada por Rice. Ou seja, o desenvolvimento de personagens chega a ser medonho de tão inábil.
Anne Rice, que de boba não tem nada, apressou-se a declarar, ainda durante as filmagens, não ter relação nenhuma com o projeto.
(Ref. Helena Morais, em 01/09/2008).
Eu ia fazer um post somente para a crítica do filme, mas resolvi aproveitar esse espaço. Recomendo o livro, já o filme...

Título: Tribulation Force (Comando Tribulação – ptBr)
Autores: Tim Lahaye e Jerry B. Jenkis
Ano: 1996
Número de Páginas: 420
RECOMENDO
Comando Tribulação faz parte da série “Left Behind” (Deixados para Trás), que é uma obra ficcional, de temática religiosa, que narra os últimos dias na Terra após o arrebatamento da igreja, conforme doutrina desenvolvida no século XIX pelo ministro anglicano John Nelson Darby e sua interpretação sobre os eventos descritos no livro de Apocalipse de João na Bíblia Sagrada. (Ref. Wikipedia)
Comando Tribulação é o segundo livro dessa série e continua o drama dos que foram deixados para trás. Rayford, Buck, Bruce e Chole juntam-se e formam o Comando Tribulação. Sua tarefa é clara e seu objetivo é tomar posição e enfrentar os inimigos de Deus durante os sete anos mais caóticos da história do planeta. O anticristo Nicolae Carpathia pacifica o mundo, que governa de sua capital, Nova Babilônia, no Oriente Médio. Suas verdadeiras intenções, porém, são logo percebidas. Alguns países conspiram e se levantam contra ele. Enclode então uma Guerra Mundial.

Título: So Long, and Thanks for All the Fish (Até mais, e Obrigado pelos Peixes! – ptBr)
Autor: Douglas Adams
Ano: 1984
Número de Páginas: 144
RECOMENDO
Quarto volume da série Guia dos Mochileiros da Galáxia. Seu título é a mensagem deixada pelos golfinhos quando eles deixaram o planeta Terra antes dela ser demolida para dar lugar a uma via expressa hiperespacial, como descrito no primeiro volume que da nome a série.
Arthur está de volta ao seu planeta. Tudo parece igual, mas ele descobre que algo muito estranho aconteceu na sua ausência. Curioso com o fato e apaixonado por uma garota tão estranha quanto o que quer ter acontecido, ele parte em busca de uma explicação.
Tem uma parte onde Arthur está com Fenchurch e ele conta algo que aconteceu com ele para ela que é muito hilário, chorei de tanto dar risada, muito boa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário